terça-feira, 29 de março de 2011

SINTRAMLA EM DEFESA DO TRABALHADOR


No último dia 25/03, o SINTRAMLA - Sindicato dos Funcionários Públicos de Laranjeiras, a convite dos Condutores de Ambulâncias do “Hospital São João de Deus”, nesta cidade, entrou em defesa desta Categoria que se sentia prejudicada em relação à carga horária imposta pelo Secretário de Saúde, o Sr. Cláudio dos Santos.
A categoria ainda relatou ao presidente do SINTRAMLA o Sr. Zé Nelson as condições precárias das ambulâncias as quais nos estados em que se encontram, põe em risco a integridade física tanto dos condutores quanto a dos pacientes. O Sr. Zé Nelson por sua vez deu início a tiragem de fotografias e em seguida foi convidado pelo Secretário que ali fora mesmo do hospital antecipou sua defesa, a que foi interrompida por um dos condutores, tentando reprová-lo o que desencadeou na exaltação dos ânimos das partes sendo logo aplacada, por um dos condutores ao convidar a todos se dirigirem ao interior do Hospital para se discutir em reunião formal, a qual o Secretário se negou participar alegando que a reunião era de caráter interno administrativo e não havia a necessidade do Presidente do SINTRAMLA participar. Por fim, a categoria dos condutores preferiu entre eles só e o Secretário o que no final as partes se entenderam.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O sindicalismo no Brasil

Adriane Lemos Steinke
Acadêmica do 10º período da Faculdade de Direito de Curitiba/PR

Existem registros históricos que indicam a existência de confrarias com natureza administrativa e fins religiosos que são comumente confundidas com as corporações, que embora tenham surgido nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Olinda, também não devem ser confundidas com as corporações medievais.

Seja como for, não se pode ignorar que a Constituição Imperial de 1824 em seu artigo 179 tenha abolido as corporações do ofício, simultaneamente à proclamação da liberdade de trabalho, facultando, portanto, ao trabalhador o direito de associação, o que posteriormente resultaria na organização dos sindicatos.