Todos nós temos dias especiais os quais celebramos pela importância que tem. Dentre estes está o 1º de maio, O Dia do Trabalhador, ou como era inicialmente chamado " o Dia do Trabalho. " Trata-se de um feriado nacional não só no Brasil, mas também em muitos países. Milhares de trabalhadores por todo o Brasil saem às ruas em passeatas protestos insatisfeitos com medidas nocivas aos trabalhadores, tomadas pelo governo, e fazendo reivindicações e entoando palavras de ordem. Então como se vê, não é bem uma celebração, porque não se tem o que comemorar. Os servidores Municipais de Laranjeiras não é uma exceção, pois ao longo dos anos, tem sido desrespeitados, humilhados e desvalorizados pelos gestores que são eleitos para administrar a cidade.
Diante de tudo que os servidores passam, podemos citar atraso de férias, morosidades para terem resultados de requerimentos; onde solicitam seus direitos; são vítimas de perseguições políticas quando o servidor tem um posicionamento ideológico no período eleitoral, além de sofrerem assédios morais, dos seus Chefes; remoção de servidores sem justa causa, caracterizando perseguições políticas; licenças negadas; falta de condições de trabalho; falta de EPI(s), caracterizando a falta de segurança no trabalho, atrasos de salários ao ponto de ficarmos a 4 meses sem proventos, além do absurdo de ficarmos sem décimo terceiro de 1996, pago 20 anos depois, mediante batalhas judiciais, e sendo pago de forma humilhante em 18 parcelas. Já são mais de 20 anos sem reposição inflacionária, sem reajuste linear, sem contar com a luta para implantação do plano de cargos e salários dos servidores, onde não passam de promessas de campanhas eleitorais, porém depois de eleitos os prefeitos criam vários obstáculos para não executarem. Tivemos também a mudança de regime dos servidores celetistas , os quais tiveram negados os seus FGTS, e vales-transportes, direitos esses que estão a mercê da justiça. Pra fechar o pacote de maldades, recentemente tivemos décimo terceiro e salario de dezembro de 2020 negados pelo Gestor anterior, provocando prejuízos financeiros irreparáveis às vidas dos servidores, que só receberam na gestão atual uma folha do décimo 4 meses depois, e salário de dezembro ficou prometido para março de 2022.
Por todos esses pontos expostos, nós trabalhadores não temos o que comemorar nesse dia, que deveria ser um dia de celebração, de festividade e alegria àqueles que com muita luta carrega em seus lombos a responsabilidade de fazer o País, o Estado e o município a se desenvolverem economicamente. Mas a luta continua trabalhadores. Unidos jamais seremos vencidos.
Quer saber mais sobre o Dia do Trabalhador? de como tudo começou? é só acessar este link: https://m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm
Que neste dia do trabalhador, possamos nos conscientizar de que a unidade de todos os servidores é o que nos fortalece para continuarmos lutando objetivando conquistar de fatos todos os nossos direitos.
SINTRAMLA O SEU SINDICATO. SINDICALIZE-SE. A UNIDADE É A NOSSA ARMA.